TRADIÇÃO NO BAIRRO SÃO VICENTE, FESTA DE SANTO REIS ACONTECEU NO ÚLTIMO SÁBADO
Com o apoio da Prefeitura do Município de Interesse Turístico de Iacanga, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Lazer, a comunidade do bairro São Vicente realizou na tarde do último sábado, 14 de janeiro, na praça de lazer da comunidade, a festa de “Folia de Reis” – uma celebração que relembra a viagem e a visitação dos reis magos a Jesus, que havia nascido dias antes.
A Festa de Reis, como também é chamada, se originou em Portugal e se espalhou pelo mundo católico, chegando ao Brasil colonial. No bairro São Vicente o evento acontece há 83 anos. “A festa ocorre desde 1940 e a Prefeitura apoiou esta tradição que teve a iniciativa do senhor Júlio Ortiz de Camargo”, enaltece o vice-prefeito e Diretor do Departamento de Cultura, Neto Quequim.
Os convidados assistiram a apresentação da companhia, em que embaixador, cantores, bastiões e os outros participantes, cantaram, dançaram e ergueram a bandeira de Santo Reis. E após, todos os presentes participaram de uma confraternização no salão de festas do bairro.
INÍCIO DOS PREPARATIVOS
Os preparativos começaram no fim do ano passado. O grupo organizador do evento visitou residências e propriedades rurais na busca de prendas para a festa. Os itens arrecadados foram utilizados na realização de um churrasco, lanches e aquisição de refrigerantes que foram oferecidos, de forma gratuita, a todas as pessoas que participaram da festa.
INÍCIO DA TRADIÇÃO NO BAIRRO
Com a narrativa do grupo que realiza a “Folia de Reis”, contamos a história dessa tradição que perdura há mais de oito décadas.
“Começou em 1940 com o Senhor Júlio Ortiz de Camargo, que fez uma promessa para a cura de sua doença, com a ajuda do irmão Domingos Pacífico de Camargo. Eram conhecidos como Júlio e Domingos Rosa. A primeira bandeira foi retirada do jornal de um turco que plantava melancias nas terras do bairro São Vicente.
Nos anos 70, Júlio Rosa passou a bandeira para José Pacífico de Camargo, mais conhecido como José Rosa, que assumiu a organização da festa por mais de 20 anos. Logo em seguida, o Senhor José Rosa passou a bandeira para o Senhor Paulo Medeiros, genro do Senhor Júlio Rosa, que organizou a festa por um período de oito anos. Após esse período, a bandeira voltou para José Rosa que comandou a festa por mais cinco anos. José Rosa passou a bandeira para seu irmão Antônio Rosa e a festa ficou sob seu comando por mais doze anos.
Depois desse período José Ortiz de Camargo, juntamente com seu genro Ronaldo Daniel Santana, reuniram os amigos Márcio Medeiros, Mario, Bruno, Mateus e Júlio para darem continuidade à tradição.
Sob novo comando, a festa, no primeiro e no segundo ano, foi realizada através de um contrato realizado com um grupo chamado “Rosa dos Anjos”, do mestre Chiquinho de Hortolândia.
No terceiro ano, o filho de José Pacífico de Camargo (conhecido como José Rosa) comandou a festa. Luiz Adão de Camargo assumiu como embaixador da Folia de Reis juntamente com seu filho Luiz Henrique de Camargo, mais conhecido como “Rick”, e outros amigos como Daniel de Camargo Santana, Seu Divino Reis da Pindaíva, Sandro Ferreira, Mané do Júlio, José Lucas, David Luiz, Marcinho Medeiros, Agenor Basílio entre outros”.
















