Prefeitura leva ações do Novembro Azul até os locais de trabalho em Iacanga
Entre os dias 1º e 30 de novembro, a Prefeitura de Iacanga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a campanha Novembro Azul com foco na prevenção e conscientização sobre o câncer de próstata. Neste ano, além das atividades de rotina na sala de coleta, as equipes de saúde foram até os locais onde os homens estão, aproximando ainda mais o serviço da população.
O câncer de próstata é um dos tipos de câncer mais comuns entre os homens no Brasil e, muitas vezes, é descoberto tardiamente por falta de exames de rotina e preconceito em relação ao cuidado com a saúde. Campanhas como o Novembro Azul reforçam a importância de quebrar esse tabu, falar abertamente sobre o tema e incentivar a prevenção.
Em Iacanga, as ações aconteceram na Academia de Saúde, Bairro São Vicente, Bairro Quilombo, Fórum, Polícia Militar e Civil, Câmara Municipal, Prefeitura Municipal, Almoxarifado, Clube dos 40, além das coletas diárias realizadas na sala de coleta. O público principal foram homens acima de 40 anos ou com histórico familiar da doença.
A campanha foi organizada pela Secretaria de Saúde e contou com a participação de enfermeiras, técnicas de enfermagem, atendentes, agentes comunitárias, motoristas, equipe da Secretaria e direção. Durante as visitas, foram feitas orientações sobre a importância do diagnóstico precoce, esclarecimento de dúvidas e encaminhamentos para exames.
“Neste ano, nós fomos até o paciente. Isso fez diferença principalmente para quem tem jornada de trabalho longa e dificuldade de ir até a unidade em horário comercial. Nosso objetivo é facilitar o acesso e mostrar que a saúde do homem também é prioridade”, destaca Thais Pinheiro, secretária municipal de Saúde de Iacanga.
Embora o Novembro Azul já faça parte do calendário anual da saúde, esta foi a primeira vez que a equipe se deslocou para realizar coletas fora da sala de coleta, indo diretamente até os locais de trabalho e convivência. A Secretaria de Saúde reforça que o cuidado com a saúde do homem deve acontecer durante todo o ano, não apenas no mês de campanha.