SECRETARIA DA EDUCAÇÃO APLICA ATIVIDADE PARA AVALIAR APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E NORTEAR RETOMADA DAS AULAS

A Secretaria Municipal da Educação está realizando nesta semana uma avaliação diagnóstica, aplicada aos estudantes do Ensino Fundamental I e II, para avaliar como foi a aprendizagem durante o ensino remoto no período de pandemia.

Durante esses dias, cerca de 80% dos estudantes compareceram nas unidades escolares. Na próxima segunda (28) a atividade será estendida aos alunos que não participaram. O transporte escolar irá buscá-los nas residências.

Essa avaliação verifica a eficácia dos trabalhos realizados pelo setor, identificando os pontos específicos nos quais os alunos tiveram mais dificuldade e se conseguiram assimilar tudo o que foi proposto nas atividades remotas. Dessa forma, poderão traças estratégias pedagógicas para superar as defasagens e retomar o planejamento educacional e formativo da rede municipal de ensino de Iacanga.

“Realizamos um cronograma para a aplicação da avaliação onde cada turma * compareceu em um dia da semana. Eles foram distribuídos de acordo com o número de salas de aula disponíveis nas escolas para garantir o distanciamento exigido no protocolo de segurança”, explica a Secretária Municipal da Educação, Gilda Santos.

Essa avaliação está vinculada ao sistema apostilado adotado neste ano pela Prefeitura, uma vez que emite relatórios individuais de cada estudante e também resultados de forma coletiva. “Com os dados em mãos, o coordenador e professore têm uma visão detalhada de cada aluno e cada sala de aula, onde irão propor um trabalho pedagógico direcionado e individualizado”, diz Santos. “Daí a importância dos alunos em realizar a avaliação, pois a finalidade é articular ações educativas nas atividades não presenciais”, ressalta.

Na oportunidade, a equipe de saúde bucal aplicou um bochecho com flúor (prevenção contra cáries) na maioria das crianças e entregaram um “kit junino”.

“Agradecemos aos pais que permitiram a presença de seus filhos nas escolas para a efetivação desse trabalho tão importante para o desenvolvimento da aprendizagem dos nossos alunos”, enaltece a secretária.