A Prefeitura de Iacanga, através da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu nesta segunda-feira (19) a doação de cinco capacetes para CPAP (sigla inglesa para Pressão Positiva Contínua nas vias aéreas) e um aparelho concentrador de oxigênio, ambos para contribuir no tratamento das pessoas que estão internadas na Santa Casa com Covid-19.
A doação dos capacetes foi realizada pela empresa Plasútil, Serviço Nacional Aprendizagem Industrial (Senai) e a Faculdade de Odontologia de Bauru - FOB/USP. Já o concentrador de oxigênio, pelo Ministério da Saúde.
“Os capacetes serão usados em pacientes com sintomas respiratórios, com queda de saturação de oxigênio. Esse equipamento beneficiará a terapia, por muitas vezes, não evoluindo para uma intubação”, explica a Secretária Municipal de Saúde, Lara Fanti de Souza.
“O capacete desenvolvido pode ser utilizado por um tempo prolongado por não apresentar o perigo de necrose de tecido que existe no uso da máscara, devido à pressão facial”, afirma a Coordenadora Municipal de Saúde, Vivian Previero.
Doado pelo Ministério da Saúde, o concentrador de oxigênio é um equipamento que separa o oxigênio do ar e fornece ao paciente em um fluxo direto e contínuo, contribuindo para a melhora de sua capacidade respiratória.
“Considerando que o tempo médio de uso do aparelho por paciente pode variar entre uma ou duas semanas, a expectativa é que o concentrador irá reduzir o consumo diário de cilindros de oxigênio”, diz Previero. “A praticidade no manuseio é outra característica de destaque no uso dos concentradores, já que cada equipamento pesa aproximadamente 15 quilos e necessita apenas de energia elétrica para funcionar”, completa.
Provedor da Santa Casa, Garbo Esdras, Diretora da Santa Casa, Renata Favero, médico Dr Samuel Fortunato, Secretária da Saúde Lara Fanti de Souza e a Coordenadora de Saúde Vivian Previero