A Secretaria Municipal de Saúde realizou na tarde desta sexta-feira (25), na sala de reuniões da Secretaria da Educação, uma capacitação sobre “Oficina Previne Brasil: Indicadores da Atenção Primária em Saúde”, voltada as equipes das Estratégias de Saúde da Família (PSFs) I, II, III e IV de Iacanga.
Tratou-se de uma oficina de capacitação e treinamento dos profissionais de saúde da rede municipal, referente ao Previne Brasil, o programa nacional de financiamento da Atenção Primária.
De acordo com a Coordenadora de Saúde, Vivian Previero, o Previne Brasil é o novo modelo de Financiamento da Atenção Primária do Ministério da Saúde de acordo com a Portaria nº 2.979 de 12 de Novembro de 2019, onde os municípios devem estar adequados às metas e parâmetros realizando os atendimentos corretamente, assim como a produção de cada profissional.
“Todas essas informações são enviadas automaticamente para o Ministério e, se não tivermos adequados ao que prevê o Previne Brasil, teremos perdas financeiras. A oficina teve como objetivo apresentar as alterações dos sete Indicadores de Saúde, de acordo com a Portaria nº 102 de 20 de janeiro de 2022, que dispõe sobre os indicadores do pagamento por desempenho, no âmbito do Programa Previne Brasil, sendo imprescindíveis que as equipes atinjam os resultados através das metas estipuladas pelo Ministério de Saúde que são divididas em 3 quadrimestres”, explica Previero.