No ano passado, o setor de saúde do município, por meio da equipe de saúde bucal, implantou um laboratório de prótese para atender os iacanguenses que necessitam de próteses totais (dentaduras), sem custo algum ao paciente. E, a partir de junho, estará ampliando os serviços para oferecer próteses parciais removíveis, também de forma gratuita.
“A saúde tem promovido a reorganização das práticas e da rede de Atenção à Saúde, visando ampliação e qualificação do acesso aos serviços de Atenção Básica em Saúde Bucal, principalmente por meio das equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família”, frisa a Coordenadora Municipal de Saúde, Vivian Previero.
Ainda de acordo com a coordenadora a reabilitação protética é de grande importância por devolver a função mastigatória para uma alimentação adequada e elevar a autoestima, promovendo a reintegração dessas pessoas a sociedade.
Os pacientes são encaminhados ao programa de prótese dentária. Os dentistas são os responsáveis pelo planejamento e triagem dos pacientes. Depois, são agendados e reavaliados pela equipe da Estratégia de Saúde da Família III para dar sequência ao tratamento. O município oferece 20 peças por mês.
“Ficamos felizes pelo aumento da adesão de usuários com as próteses dentárias, sendo gratificante para nossa secretaria vê-los satisfeitos com novo sorriso”, diz a Secretária de Saúde Lara Fanti.
As pessoas que tiverem necessidade de reabilitação protética podem procurar as unidades de saúde bucal. Deve estar munido do documento de identidade, cartão do SUS, cartão da família e comprovante de residência.