Iacanga comemora amanhã, dia 15 de abril, 96 anos de emancipação política e administrativa, entretanto não poderá celebrar com festa por conta da pandemia do novo coronavírus.
Dentre esses vários anos de história, o município passou por diversas transformações e hoje vive em pleno desenvolvimento, sendo destaque na região.
“Normalmente nesta da data os gestores municipais sempre promovem uma programação festiva em comemoração ao aniversário, mas por conta do momento difícil que estamos vivendo com a pandemia, onde é de extrema importância o distanciamento social, tivemos que optar por nos resguardar. Tenho certeza que nos próximos aniversários de Iacanga, faremos uma linda festa para comemorar esta data tão importante”, diz o prefeito Eli Cardoso.
HISTÓRIA
Iacanga, cujo topônimo de origem Tupi significa "olho d’agua ", tem seu início no século XIX, com a chegada de colonos que ocuparam áreas próximas ao rio Ribeirão Claro. Em 1905 Joaquim Pedro de Oliveira promoveu a primeira festa religiosa para angariar fundos para a construção da capela de São João Batista. Assim, era fundado então o Patrimônio de Ribeirão Claro. Em 1909 tornou-se distrito do Município de Pederneiras e, no mesmo ano, por Lei Estadual passou a denominar-se Iacanga. Em 15 de Abril de 1925, festeja sua emancipação política e administrativa.