AULAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO TERÃO INÍCIO NO DIA 8

Conforme anunciado na live ocorrida na manhã desta quarta (3), que teve a participação da Secretária Municipal da Educação, Gilda Santos, o ano letivo 2021 terá início no próximo dia 8. Será uma semana com ensino on-line (remoto) e, a partir do dia 15 de fevereiro (caso confirme o cancelamento do ponto facultativo de Carnaval) começarão as aulas presenciais com a capacidade limitada de 35% de alunos por sala.

VEJA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO DA VOLTA ÀS AULAS:

– Amanhã, dia 4: formação de grupos de WhatsApp com o professor, pais ou responsáveis;

– Dia 5: será enviado através dos grupos de WhatsApp um questionário para autorização do retorno às aulas presenciais. Deverá ser preenchido e enviado até dia 09 de fevereiro;

– Dia 8: Início do ano letivo com uma semana de aulas on-line;

– De 09 a 12: Pais ou responsáveis e os alunos do Ensino Fundamental I e II serão convocados (25% dos alunos diariamente) através dos grupos WhatsApp para receber os tablets, as orientações de uso e assinar o contrato de comodato.

– Dia 15: Início das aulas presenciais, em forma de revezamento semanal.

Os alunos que não forem autorizados a retornar de forma presencial e os que estiverem no revezamento terão que acompanhar as aulas que serão transmitidas ao vivo, através de chamadas de videoconferência. Aqueles que não tiverem condições de assistirem as aulas on-line terão que retirar em sua respectiva escola a atividade impressa, que deverá ser estudada e devolvida semanalmente, garantindo assim a sua freqüência escolar.

“Os pais que não autorizarem neste momento o retorno de seus filhos em aulas presenciais poderão pedir esse retorno a qualquer momento na unidade escolar em que estão matriculados”, explica a Gilda Santos.

CUIDADOS SANITÁRIOS

Segundo a gestora da educação, todos os cuidados com a saúde das crianças serão tomados, conforme prevê os protocolos sanitários e as orientações recebidas pelo governo estadual.

Os alunos deverão usar máscaras e todos passarão por aferição de temperatura. Dentro das salas, as carteiras estarão posicionadas distantes uma das outras, mantendo o distanciamento social.

Os lanches e frutas serão embalados, higienizados e depois entregues aos alunos. Os pratos da merenda serão montados por um funcionário e oferecidos ao estudante.

TRANSPORTE ESCOLAR

O transporte escolar funcionará normalmente. O da cidade passará pelos pontos de costume. Já o da zona rural buscará e levará aquele aluno cujo pai ou responsável autorizou o retorno às aulas presenciais.

TRANSPORTE ESCOLAR RURAL PARA ALUNOS DA REDE ESTADUAL

Segundo apurado junto à escola estadual “Padre Jorge Mattar”, o retorno das aulas presenciais está marcado para o dia 8 de fevereiro. Será utilizado o sistema de rodízio, como a rede municipal, alternando semanalmente a presença dos alunos.

A direção da escola informou que está finalizando uma pesquisa na zona rural e urbana até o fim de semana sobre aqueles que irão retornar. Dessa forma, o transporte rural será restabelecido para atender os estudantes que confirmarem o retorno às aulas presenciais.