AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E AUXILIARES DE ENFERMAGEM PARTICIPARAM DE CAPACITAÇÃO SOBRE HANSENÍASE

Para conhecer um pouco mais sobre a trajetória da hanseníase (também conhecida por Lepra) no Brasil e todos os detalhes da doença, os agentes comunitários de saúde e alguns auxiliares de enfermagem participaram nesta segunda-feira (17) de uma capacitação no Instituto Lauro de Souza Lima, em Bauru, hospital de referência regional nessa doença.

A hanseníase é uma infeção crônica causada pelas bactérias. A infeção geralmente não manifesta sintomas durante os primeiros 5 a 20 anos. Gradualmente, vão-se desenvolvendo granulomas nos nervos, trato respiratório, pele e olhos. Isto pode resultar na diminuição da capacidade de sentir dor, o que por sua vez pode levar à perda de partes das extremidades devido a lesões ou infeções sucessivas que passam despercebidas ao portador. Estes sintomas podem também ser acompanhados por diminuição da visão e fraqueza.