COORDENADORA DE CULTURA PARTICIPA DE LANÇAMENTO DO PROGRAMA “JUNTOS PELA CULTURA”, EM SÃO PAULO

A Coordenadora Municipal de Cultura, Sueli Camargo, representou Iacanga na tarde de ontem (segunda-feira, 9) no evento de lançamento do programa “Juntos pela Cultura”, no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista. O encontro contou com a presença do Governador de São Paulo, João Dória; do Secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão; do Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi e centenas de autoridades municipais.

O evento aconteceu para que o Governo confirmasse a parceria com municípios de todo o estado para que possam realizar eventos como a Virada SP, Circuito SP, Tradição SP, Revelando SP e o + Gestão SP.

O novo programa estadual irá destinar cerca de R$ 12,5 milhões que permitirá que prefeituras de todo o estado, por meio de chamadas públicas, poderão inscrever projetos para participar das ações e acessar o valor destinado.

De acordo com o anúncio de Dória, o poder estadual declara que a cultura será prioridade. “Aqui em São Paulo tratamos cultura como uma coisa séria, importante na educação, na preservação, na memória e, principalmente, no bem de cada cidadão. Nós temos uma tradição e uma história na cultura, e essa história está sendo preservada”, declarou o Governador. “Nós não estabelecemos cortes na cultura. Ao contrário, estamos trazendo mais recursos do setor privado, inovando, transformando para viabilizar iniciativas culturais”, destacou o governador.

PROGRAMAS DO GOVERNO

Virada SP

Serão selecionados quatro projetos de viradas culturais, de municípios com perfis distintos, que receberão um total de R$ 2,1 milhões. Os eventos acontecerão em novembro e dezembro, em municípios de macrorregiões diferentes.

Circuito SP

90 municípios de todas as regiões receberão espetáculos de música e artes cênicas de alto nível, além de exposições e atividades de formação e capacitação a partir do último trimestre de 2019 até 2020. Serão investidos R$ 8 milhões.

Tradição SP

Por meio de chamada pública contínua para as prefeituras, o novo programa apoiará eventos e expressões culturais populares tradicionais do estado, realizados a partir do último quadrimestre de 2019. Serão investidos R$ 500 mil.

Revelando SP

Chamada pública para participação no evento de celebração e valorização da cultura popular e tradicional de São Paulo, que acontece de 13 a 17 de novembro, no Parque da Água Branca, com investimento de R$ 1,9 milhão. Cada município terá um estande e poderá levar sua gastronomia, artesanato, música, dança, artes cênicas, folclore, design, audiovisual e demais expressões culturais.

+ Gestão SP

Novo programa que vai oferecer, em parceria com instituições de excelência, cursos executivos em gestão cultural para secretários municipais e gestores de equipamentos culturais, com a flexibilidade da educação à distância e sem custo para as prefeituras.

A Coordenadora de Cultura frisa que está em busca de novos recursos para a pasta municipal e favorecer o município. “Estamos sempre em São Paulo para que possamos conquistar verba e assim resultar em grandes eventos para a nossa cidade”, completa Camargo.