EDUCAÇÃO MUNICIPAL REALIZA TRABALHO COM ALUNOS PARA A PUBLICAÇÃO DE UM LIVRO

A Secretaria Municipal de Educação está desenvolvendo desde o 2º bimestre desde ano nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) “José Ferraz de Souza” e “Joaquim Caldas de Souza”, o projeto “Todo Lugar tem uma História para Contar”, em parceria com o Ministério da Cultura, por meio do Museu da Pessoa e a empresa AES Tietê.

Este projeto tem o objetivo de captar histórias interessantes sobre omunicípio para que sejam retratadas em um livro. Para isso, os educadores da rede municipal de ensino fundamental foram capacitados para o resgate da memória local.

Cerca de 250 alunos também estão envolvidos no desenvolvimento do livro. Eles trabalham a micro-história com a captação de informações históricas de Iacanga. São narrativas, contos, superstições e causos de personagens únicos, a partir de entrevistas realizadas com os moradores da cidade, sob orientação dos professores participantes do projeto.

“Para que possamos desenvolver este projeto, os alunos têm que buscar as antigas e interessantes histórias sobre o município. Para poderem fazer esse levantamento, estão realizando entrevistas com nove ilustres iacanguenses, que irão relatar os principais acontecimentos”, explica a Secretária Municipal da Educação, Gilda Santos.

Ao final do projeto “Todo Lugar tem uma História para Contar”, que tem o acompanhamento da produtora local Vitoria de Almeida Cardoso, as histórias serão publicadas no site do Museu da Pessoa e haverá uma exposição com as produções artístico-culturais dos alunos, assim como o lançamento do livro.