SAÚDE MUNICIPAL REALIZA HOJE À NOITE NO CRAS, AÇÕES SOBRE ALEITAMENTO MATERNO

Em comemoração à campanha “Agosto Dourado”, a Secretaria Municipal de Saúde, através das Equipes de Estratégia de Saúde da Família I, II e III, realiza hoje (20) à noite, a partir das 19h, na sala de reuniões do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), ações de promoção, proteção e apoio a amamentação.

Conforme o Secretário de Saúde, Dori Ferreira, a equipe composta por enfermeiras, psicólogas, assistente social, fonoaudióloga, dentista e nutricionista, abordará diversos assuntos sobre os inúmeros benefícios da prática do aleitamento materno, tanto para a mãe quanto para o bebê.

Os temas abordados serão:
– Benefícios da amamentação para mãe e bebê, além dos hormônios responsáveis;
– Ordenha: como armazenar o leite e formas de ofertar esse leite ao bebê quando a mãe volta a trabalhar;
– Importância da amamentação para o desenvolvimento da fala;
– Fonoaudiologia e amamentação;
– Aspectos psicológicos da amamentação;
– Importância da amamentação no desenvolvimento muscular e ósseo da face – atresia mandibulares, deglutição atípica e maloclusão.

O “Agosto Dourado” é uma campanha do Ministério da Saúde que vivencia o mês do aleitamento materno, enfatizando a importância da amamentação exclusiva até o sexto mês de vida e complementado até dois anos ou mais.

O leite materno é considerado padrão ouro para a promoção da saúde infantil, por isso a cor da campanha é dourada.