AMA ARRECADOU MAIS DE 30 LITROS NA CAMPANHA DE TROCA DE ÓLEO USADO POR NOVO

A Prefeitura Municipal de Iacanga, por meio das Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (AMA) e Saneamento Ambiental, arrecadou mais de 30 litros de óleo usado na campanha “Junte Óleo”, em prol do meio ambiente. A ação que teve início em maio visa que os munícipes evitem jogar resíduos nas pias e troquem quatro litros de óleo usado por um litro novo.

Para participar da campanha, o munícipe deverá esperar o óleo esfriar na panela e em seguida despeja-lo em uma garrafa pet de 2 litros. Assim que a garrafa ficar cheia, poderá levar a Casa da Agricultura, localizada na Avenida Laemert Garcia dos Santos, 487, no centro.

Um litro de óleo é suficiente para contaminar cerca de 20 mil litros de água. Além de danificar o equilíbrio ecológico e ameaçar espécies de animais e vegetais, o óleo forma uma espécie de blindagem, pois ele fica sobre a água, por ser menos denso e isso dificulta as trocas gasosas entre a atmosfera e a água.

A Coordenadora da AMA, Tamiris Teixeira frisa que a campanha é justamente pensando no meio ambiente e consequentemente beneficiar o munícipe. “Nossa expectativa é que o óleo seja descartado de forma eficiente em Iacanga. Desta forma, ajudaremos o meio ambiente e a população economizará”, declara Teixeira.