PSFs II E III ESTÃO RECEBENDO HOJE A POPULAÇÃO PARA TESTES E ATUALIZAÇÃO VACINAL DE HEPATITE

O setor de saúde de Iacanga iniciou oficialmente hoje (13) pela manhã, nos PSFs (Postos de Saúde da Família) II e III, localizados ao lado da Santa Casa de Misericórdia, a campanha “Julho Amarelo”, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das Hepatites Virais.

Por conta disso, o ápice da campanha é hoje, uma vez que os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde organizaram o “Dia D” e estão recebendo até às 12h a população para a realização de testes rápidos de Hepatite B e C, HIV, Sífilis, atualização vacinal para Hepatite B, coleta de Papanicolau, além de orientações nutricionais e da Vigilância Sanitária.

“Nosso objetivo é alertar, orientar e oferecer à população testes rápidos para a detecção de hepatites virais, bem como, conscientizar os profissionais de salão de beleza sobre a importância da vacina contra a hepatite B e as medidas de segurança nesses ambientes de trabalho”, frisa o Secretário Municipal de Saúde, Dori Ferreira.

A campanha vai até o dia 31 de julho. No dia 19, as ações serão no PSF I (Estância Iacanga), das 7h às 17h, com testes de hepatite B e C, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, orientações odontológicas e nutricionais, além de cortes de cabelo gratuitos. E os testes de hepatite B e C continuarão no dia 20.

“Esses testes rápidos de hepatite B e C podem ser realizados até o dia 31 nos PSFs I, II e III, nos horários normais de atendimento”, informa a Coordenadora Municipal de Saúde, Vivian Previero Goulart.

HEPATITES VIRAIS

As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes vírus que apresentam características distintas (A,B,C,D e E). Possuem distribuição universal e existem diferenças territoriais na ocorrência e magnitude destas de acordo com o agente etiológico e o tipo de exposição das pessoas aos vírus.