SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA CAMPANHA DE COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS

A Secretaria Municipal de Saúde realiza neste mês a campanha “Julho Amarelo”, que visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das Hepatites Virais.  Para isso, diversas ações ocorrerão de 13 e 31 de julho nos postos de saúde de Iacanga. (veja programação abaixo)

“Nosso objetivo é alertar, orientar e oferecer à população testes rápidos para a detecção de hepatites virais, bem como, conscientizar os profissionais de salão de beleza sobre a importância da vacina contra a hepatite B e as medidas de segurança nesses ambientes de trabalho”, afirma o Secretário Municipal de Saúde, Dori Ferreira.

De acordo com a Coordenadora Municipal de Saúde, Vivian Previero Goulart, a Secretaria de Saúde quer intensificar a vacina anti-hepatite B para os grupos específicos, ou seja, profissionais de salões de beleza. “Nesse período estaremos disponibilizando os testes rápidos que serão realizados nas unidades e que indicam se o indivíduo teve contato com o vírus da hepatite B e C”, explica a coordenadora.

Em 2010 foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais a ser comemorado em 28 de Julho.  A partir disso, as ações se intensificaram e foi iniciada a campanha “Julho Amarelo”.

Hepatites Virais

As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes vírus que apresentam características distintas (A,B,C,D e E). Possuem distribuição universal e existem diferenças territoriais na ocorrência e magnitude destas de acordo com o agente etiológico e o tipo de exposição das pessoas aos vírus.

Dia D

No dia 13, próximo sábado, será o “Dia D” da campanha. Serão realizados testes rápidos de Hepatite B e C,  HIV, Sífilis, além de atualização vacinal para Hepatite B, coleta de Papanicolau, orientações nutricionais e da Vigilância Sanitária.