IACANGUENSES TÊM ATÉ O DIA 28 PARA REALIZAR O CADASTRAMENTO BIOMÉTRICO

Os eleitores de Iacanga têm até o dia 28 deste mês para efetuar o cadastramento biométrico obrigatório no posto de atendimento provisório montado no município, na sede do Fundo Social de Solidariedade. Aqueles que perderem o prazo terão que comparecer ao Cartório Eleitoral de Ibitinga, até o fim do ano, para concretizar a biometria.

De acordo com os dados fornecidos nesta manhã (18) pelo Cartório Eleitoral, dos 8.242 eleitores, 5.054 compareceram ao posto de atendimento, totalizando 61,32%.

O posto atende diariamente, das 10h às 16h, entre 80 a 90 eleitores. De quinta (feriado de Corpus Christi) desta semana até segunda (feriado municipal do padroeiro São João Batista) não haverá atendimento. O retorno será na terça, dia 25.

A ação é uma parceria entre Prefeitura de Iacanga, Câmara de Vereadores e Justiça Eleitoral.

Cadastramento é obrigatório

O cadastramento biométrico é obrigatório para os eleitores de Iacanga. Por isso, quem não fizer a biometria terá o título de eleitor cancelado e não poderá votar nas eleições municipais de 2020. Com o cancelamento, o eleitor também não poderá se inscrever em concurso público, obter passaporte ou CPF e renovar a matrícula nos estabelecimentos de ensino, entre outras restrições.

Documentos necessários

Para o cadastro, é necessário apresentar documento de identidade (RG ou outro documento oficial com foto), CPF e comprovante de endereço recente.

O que é biometria?

A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, que são armazenadas no banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas.

Serviço: O Fundo Social de Solidariedade de Iacanga fica na Avenida das Primaveras, nº 540.