PROJETO JUNHO VERDE: CIRCUITO DE PALESTRAS E AÇÕES NO LAGO MUNICIPAL

Dando continuidade às ações do projeto “Junho Verde”, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (AMA), em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, Saneamento Ambiental e Saúde, e CDRS Bauru (Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável), realiza nesta segunda (17) e se estende até quarta-feira (19), o circuito de palestras sobre educação ambiental, no Lago Municipal “José Seghimatz”, com temas sobre água e esgoto, compostagem, erosão e combate ao mosquito da dengue.

Quatro tendas foram montadas ao redor do cartão postal da cidade. Em duas delas, instrutores da CDRS Bauru, estão explicando sobre compostagem e erosão. A Secretaria de Saneamento Ambiental frisa sobre o tema água e tratamento de esgoto. Já a Secretaria de Saúde, com teatro de fantoches, realiza um trabalho de conscientização contra o mosquito da dengue.

Nesta segunda, 371 alunos da escola municipal “José Ferraz de Souza” irão visitar os estandes. As visitas foram divididas em quatro períodos: das 9h30 às 10h30; das 10h às 11h; das 13h30 às 14h30; e das 15h às 16h. Em cada um deles, quatro salas de aula se revezam entre os estandes montados com maquetes, teatros e outras ações educativas.

O projeto “Junho Verde” é voltado principalmente aos professores e alunos do ensino fundamental, ciclo I e II, das escolas públicas do município. “A intenção do Junho Verde é incentivar, por meio da educação ambiental, mudanças de comportamentos necessários para a conservação dos bens naturais e preservação dos habitats”, afirma a Coordenadora Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Tamiris Teixeira Verjião.

A AMA já realizou a “Caminhada Ecológica” e “O Mundo curioso das Abelhas”. Essa segunda ação explicitou todas as informações e curiosidades sobre as abelhas sem ferrão.

Para finalizar o projeto, nos 25, 26 e 27 acontecerá nas escolas municipais uma exposição com animais taxidermizados, do Museu de Zoologia da USP. Instrutores da AMA serão os responsáveis por sanar as dúvidas dos estudantes e professores.