CADASTRAMENTO BIOMÉTRICO ATINGE 54,58% DOS ELEITORES IACANGUENSES

Os iacanguenses estão comparecendo em peso, desde meados de maio, na sede do Fundo Social de Solidariedade de Iacanga, que fica acima do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), para realizar o cadastramento biométrico obrigatório. Até a tarde de ontem (10) mais da metade dos eleitores haviam se cadastrado.

De acordo com informações obtidas junto ao posto provisório do Cartório Eleitoral de Ibitinga, 8.147 eleitores têm a obrigação de realizar a biometria em Iacanga. Desse total, 4.447 se cadastraram, totalizando de 54,58%. O trabalho no município se encerra no dia 28 desse mês.

O posto provisório está atendendo diariamente, das 9h30 às 17h, entre 80 a 90 eleitores. Mas atenção! A partir desta quinta (13), o horário de funcionamento será maior, das 10h às 19h.

A ampliação do horário se deve ao feriado prolongado, ou seja, o posto estará fechado de 20 a 24. Dia 20 (quinta) é Corpus Christi e emendará a sexta. Já dia 24 é feriado municipal, Dia do Padroeiro São João Batista.

A ação é uma parceria entre Prefeitura de Iacanga, Câmara de Vereadores e Justiça Eleitoral.

Cadastramento é obrigatório

O cadastramento biométrico é obrigatório para os eleitores de Iacanga. Por isso, quem não fizer a biometria terá o título de eleitor cancelado e não poderá votar nas eleições municipais de 2020. Com o cancelamento, o eleitor também não poderá se inscrever em concurso público, obter passaporte ou CPF e renovar a matrícula nos estabelecimentos de ensino, entre outras restrições.

Documentos necessários

Para o cadastro, é necessário apresentar documento de identidade (RG ou outro documento oficial com foto), CPF e comprovante de endereço recente.

O que é biometria?

A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, que são armazenadas no banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas.

Serviço: O Fundo Social de Solidariedade de Iacanga fica na Avenida das Primaveras, nº 540.