SECRETÁRIAS MUNICIPAIS PARTICIPAM DE APRESENTAÇÃO DE PROGRAMA QUE OFERECE CURSOS PROFISSIONALIZANTES GRATUITOS AOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

As Secretárias Municipais de Educação e Assistência Social, Gilda Santos e Cristiani Silvestrini, participaram ontem (3), na sede da Secretaria de Estado da Educação, em São Paulo, da apresentação do Programa “Novotec”, que oferece cursos rápidos gratuitos de qualificação profissional aos alunos do ensino médio.

A apresentação foi feita pelo Secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares da Silva e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen da Silva.

O objetivo do “Novotec”, que já está com as inscrições abertas, é oferecer novas oportunidades de profissionalização aos jovens. “Os alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio podem entrar no site e fazer a inscrição para o curso desejado. Eles têm que ter o RA (Registro do Aluno) para poder concretizar a inscrição”, explica Santos.

CURSOS PRESENCIAL E VIRTUAL

São duas modalidades do programa: Novotec Expresso, em formato presencial, e Novotec Virtual, no modelo educação a distância (EaD). “Caso haja demanda, o virtual será oferecido na escola municipal “Joaquim Caldas de Souza”, na sala da Univesp. Já o presencial o aluno terá que se deslocar até Bauru, na Fatec ou Etec”, explica Gilda Santos.

CURSOS OFERECIDOS

Os cursos oferecidos pelo Novotec Expresso são Análise de Dados, Arquitetura de Sistemas e Computação em Nuvem, Assistente Administrativo com Excel Aplicado, Auxiliar de Atividades de Laboratório Químico, Auxiliar de Logística, Auxiliar de Recursos Humanos, Criação de Sites e Plataformas Digitais, Edição de Vídeos, Gestão de Pequenos Negócios, Horticultor Orgânico, Jogos Digitais, Montagem e Manutenção de Microcomputadores, Programação Básica para Android, Segurança Cibernética Básica, Técnicas de Vendas e Youtuber. A carga horária é de 200 horas .

Já os cursos do Novotec Virtual contam com carga horária de 400 horas e utilizam a estrutura de ensino a distância da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), com conteúdo do CPS. Os cursos oferecidos são Assistente de Desenvolvimento de Sistemas e Assistente de Planejamento.

INSCRIÇÕES

Os interessados nos cursos do Novotec Expresso devem se inscrever entre os dias 3 e 16 de junho. Já as inscrições para o Novotec Virtual estarão abertas no período de 24 de junho a 7 de julho. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas pelo site novotec.sp.gov.br.