ATENÇÃO! COMEÇOU A VACINAÇÃO DE CÃES E GATOS

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Controle de Vetores, com o apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, iniciou ontem (27) a Campanha de Vacinação de Cães e Gatos contra a raiva.

Os agentes da Prefeitura estarão atendendo até 31 de maio, das 8h às 16h, na Praça Antônio Garcia Teixeira, que fica em frente à Santa Casa de Misericórdia. E também estão percorrendo a zona rural até 31 de maio, e depois de 3 a 7 de junho.

No dia 1 de junho a ação será em São Vicente, das 8h as 10h30 e em Quilombo, das 11h as 13h. O posto móvel de vacinação atenderá no campo de futebol da Vila Nova Brasília nos dias 3 e 4 de junho, das 8h às 16h.

Até o dia 26 de junho, das 8h às 16h, os agentes estarão em diversos locais da cidade. De 5 a 7, no ginásio de esportes “Sebastião Oliveira de Moraes”, na Estância Nova Iacanga (Loteamento). No dia 10, na Praça “Alcindo de Oliveira”, próximo ao Bar do Feijão. Nos dias 11 e 12 no ginásio de esportes da escola “Joaquim Caldas de Souza” e, 13 e 14, na Praça do Jardim das Flores (esquina da Av. das Acácias com Av. Rui Barbosa). De 17 a 19, na Praça “Evaristo Oliveira Caria” (Igreja Matriz). E por fim, nos dias 25 e 26 a campanha se encerrará no Jardim Brasil, na Rua Ercília Batista de Souza (em frente ao Mercado Diário).

Fique atento! VEJA ABAIXO A TABELA DOS DIAS E HORÁRIOS DE VACINAÇÃO NO SEU BAIRRO.

RAIVA

A raiva é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos causada por um vírus que se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central e dali para as glândulas salivares, de onde se multiplica e propaga.

A transmissão dá-se do animal infectado para o sadio através do contato da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões. A raiva nas áreas urbanas tem como principal agente o cão, seguido pelo gato. Em zonas silvestres, se dá principalmente por lobos, raposas, coiotes e nos morcegos hematófagos.