COMEÇA HOJE A VACINAÇÃO DE CÃES E GATOS

A partir de hoje até o dia 26 de junho ocorre a vacinação gratuita de cães e gatos contra a raiva. Nesta segunda, das 8h às 16h, os agentes da prefeitura estarão na zona rural e também, na Praça Antônio Garcia Teixeira, que fica em frente à Santa Casa de Misericórdia de Iacanga.

Fique atento! VEJA ABAIXO A TABELA DOS DIAS E HORÁRIOS DE VACINAÇÃO NO SEU BAIRRO.

A ação é realizada pela Prefeitura de Iacanga, por meio das Secretarias Municipais de Saúde, Agricultura e Meio Ambiente e Controle de Vetores.

RAIVA

A raiva é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos causada por um vírus que se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central e dali para as glândulas salivares, de onde se multiplica e propaga.

A transmissão dá-se do animal infectado para o sadio através do contato da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões. A raiva nas áreas urbanas tem como principal agente o cão, seguido pelo gato. Em zonas silvestres, se dá principalmente por lobos, raposas, coiotes e nos morcegos hematófagos.