PREFEITURA INICIA CAMPANHA DE TROCA DE ÓLEO USADO POR NOVO OU FUNIL

A Prefeitura de Iacanga, por meio das Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente (AMA) e de Saneamento Ambiental, inicia hoje uma campanha de coleta de óleo de cozinha usado, que tem o objetivo de evitar a contaminação da água potável, uma vez que muitos indivíduos jogam no ralo da pia esse óleo, poluindo assim o lençol freático.

Para participar é fácil! Basta juntar quatro (4) litros do líquido usado, levar até a sede da AMA (Avenida Laemert Garcia dos Santos, 487 – Centro) e trocar por um (1) litro de óleo novo ou um (1) funil.

“A quantidade de água que um litro de óleo pode poluir, representa o que uma pessoa leva 14 anos para consumir, além disso, o descarte incorreto encarece o tratamento de água em até 45%”, frisa o prefeito Ismael Edson Boiani. “E nos rios, o óleo cria uma camada que bloqueia oxigenação da água, prejudicando a base da cadeia alimentar aquática”, completa.

Para realizar a coleta, o morador deve esperar o óleo esfriar após o uso. Em seguida, armazená-lo em uma garrafa PET e levar até o ponto de coleta, na sede da AMA.

DESCARTE INCORRETO

Descartado incorretamente, o óleo de cozinha pode causar diversos impactos ambientais. Dados apontam que com um litro de óleo é possível contaminar um 10.000 de litros de água, impedindo a troca de oxigênio e matando várias plantas, peixes e microrganismos. Se jogado na pia, danifica a instalação hidráulica e entope as tubulações, obstruindo galerias de esgotos e bocas de lobo, além de impermeabilizar o solo, contribuindo para as enchentes.