IACANGA: VACINAÇÃO CONTRA GRIPE SOMA 65,51% DO PÚBLICO-ALVO

Com a meta de vacinar contra a gripe mais 90% do público-alvo, o município de Iacanga atingiu até o momento 65,51%. Falta ainda 14 dias para bater a porcentagem sugerida pelo Ministério da Saúde, uma vez que Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza termina no dia 31 de maio.

Os dados divulgados agora pouco pela Secretaria Municipal de Saúde mostram os percentuais da cobertura vacinal. O grupo que engloba as crianças entre 1 e 6 anos incompletos atinge 73,11%, 70,97% de gestantes, 126,67% de puérperas, 75,09% dos idosos, 92,93% de trabalhadores da área da saúde e 130,32% dos professores.

Conforme o Secretário Municipal de Saúde, Dori Ferreira, são 3.633 indivíduos que fazem parte desse público-alvo. “Até o momento foram aplicadas 2.380 doses”, afirma. “Não mediremos esforços para atingir o restante desse público e ultrapassar a meta de 90% até o dia 31 de maio”.

Vale ressaltar que o público-alvo da campanha deve dirigir-se até as unidades de saúde do município, no caso, nos PSF I (Loteamento Estância Iacanga) e PSF (acima da Santa Casa), para a dose da vacina.

QUEM DEVE TOMAR A VACINA CONTRA A GRIPE?

– Crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias);

– Gestantes em qualquer idade gestacional;

– Puérperas (no período de até 45 dias pós-parto);

– Pessoas com 60 anos ou mais;

– Trabalhador de saúde. Todos os ativos dos serviços públicos e privados;

– Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. É preciso apresentar prescrição médica especificando a patologia e o motivo da indicação da vacina ou receita médica atualizada;

– Professores das escolas públicas e privadas, que estão na ativa;

– Povos indígenas.