DEFESA CIVIL DE IACANGA PARTICIPA DE TREINAMENTO EM ARARAQUARA

Os membros da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Iacanga participaram hoje pela manhã, do treinamento “Operação Estiagem”, no Centro de Eventos “Nelson Barbieri”, em Araraquara.

Com a participação de 26 cidades, a oficina foi realizada pela Defesa Civil do Estado de São Paulo e Corpo de Bombeiros.

Dias atrás, todos os integrantes receberam das mãos do prefeito Ismael Edson Boiani novos uniformes para desempenharem suas funções no município.

O QUE É DEFESA CIVIL?

A Defesa Civil é um órgão que atua em ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar desastres, seja de causa natural ou não. Sua atuação se dá por meio do trabalho de seus agentes, formada por voluntários.

Compete à Defesa Civil a garantia do direito à vida, em circunstâncias de desastre. É uma atividade permanente que se desenvolve em quatro fases:

Preventiva: quando medidas são adotadas visando a não ocorrência de desastres ou a preparação da população para os inevitáveis;

Socorro: quando todo o esforço é feito no sentido de se evitar perdas humanas ou patrimoniais na área atingida;

Assistencial: quando são criadas condições de abrigo, alimentação e atenção médica às vítimas e desabrigados;

Recuperativa: quando investimentos são feitos para a recuperação das condições de vida existentes antes desastre, no mais curto espaço de tempo possível.