A JUNTA MILITAR DE IACANGA CONVOCA OS JOVENS NASCIDOS EM 2001 PARA SE ALISTAREM

A Junta de Serviço Militar (JSM) de Iacanga informa que já iniciaram as inscrições para o Alistamento Militar obrigatório para todos os jovens que irão completar 18 anos (nascidos no ano de 2001 e anteriores) até o final de 2019. O período de inscrição irá até 30 de junho.

As inscrições devem ser feitas via internet no site: www.alistamento.eb.mil.br

A Junta Militar de Iacanga está disponível para solucionar as dúvidas dos jovens sobre Alistamento Militar.

01) O que é o Alistamento Militar?

O Alistamento Militar é um ato obrigatório a todo jovem brasileiro do sexo masculino. A inscrição deve ser realizada no período de 1º de janeiro a 30 de junho do ano em que o cidadão completa dezoito anos, via internet no endereço: www.alistamento.eb.mil.br ou na Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência.

02) O que fazer se eu perder o prazo do alistamento?

O cidadão deve comparecer a Junta de Serviço Militar, pagar a multa prevista na legislação vigente e realizar o seu Alistamento Militar.

03) O que acontece se eu não me Alistar?

O jovem que não se Alistar estará em débito com o Serviço Militar e ficará impedido de acessar determinados serviços, como:

Obter carteira profissional;
Obter passaporte ou prorrogação de sua validade;
Obter o Título de Eleitor;
Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;
Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino, dentre outros impedimentos.

04) Quais documentos são necessários para o Alistamento Militar?

O cidadão deve levar seus documentos originais, que são: CPF, Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento/Casamento e o Comprovante de Residência.

05) Moro em Iacanga, depois de Alistado vou ser chamado para servir as Forças Armadas?

Os Alistados em Iacanga, até a presente data, não são convocados para o Serviço junto as Forças Armadas.

Após a dispensa do Serviço Militar o cidadão participará do Juramento à Bandeira, que é um ato de Cidadania e Compromisso à Bandeira Nacional, no qual receberá o Certificado de Dispensa de Incorporação.

06) Perdi meu Alistamento ou o Certificado, o que fazer?

Primeiramente, o cidadão deve procurar a Delegacia de Polícia Civil e fazer o Boletim Unificado, depois deve comparecer à Junta de Serviço Militar com o BU e seus documentos pessoais para solicitar uma 2ª via. Lembrando que todos os documentos não retirados no prazo de 90 dias a partir da data prevista para a entrega, serão incinerados, conforme o Artigo 33, Inciso V da NT-03-DSM.

07) Quanto devo pagar?

Os valores das Taxas e Multas são atualizados a cada três meses. As guias para o pagamento devem ser solicitadas na Junta de Serviço Militar e os valores pagos vão para o Fundo Militar.

De acordo com o Serviço Militar a multa até março de 2019 é de R$ 4,27 para os jovens que estão em débito com o SM.

você pode gostar também Mais do autor