SECRETARIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL FINALIZA 2018 COM SENSAÇÃO DE DEVER CUMPRIDO

A Secretaria de Saneamento Ambientou finalizou 2018 com êxito, realizando parcerias com o setor de Obras, Educação e AMA (Agricultura e Meio Ambiente) o ano foi extremamente positivo.

No último ano o Saneamento Ambiental de Iacanga atendeu aproximadamente 4 mil chamados, obtendo uma média de 11 visitas diárias nas residências e prédios municipais, estaduais e entidades filantrópicas para solucionar os problemas de vazamentos, esgoto entupido, entre outros.

O setor ambiental realizou a instalação de uma cisterna na EMEF Joaquim Caldas de Souza, a obra auxiliou na economia de água da escola municipal, o local utiliza para aguar plantas, limpeza geral do prédio, quadra de esportes e uso dos sanitários.

Visando uma melhoria no setor de Saneamento Ambiental foi realizado a reforma do Prédio da secretaria e a construção de dois laboratórios de análise de água (Laboratório de Microbiologia e Físico Químico), com os requisitos do Ministério da Saúde. De acordo com o Secretário de Saneamento Ambiental, Celso Inácio Alves os laboratórios ajudarão a economizar aproximadamente 150 mil reais anuais. “O laboratório será favorável não somente à secretaria, mas sim para todo o município, pois iremos realizar as análises de água e economizar milhares de reais com isto. Os laboratórios serão inaugurados pelo prefeito em breve”.

As melhorias não foram realizadas apenas na Secretaria de Saneamento, mas também no Cemitério Municipal onde foram instaladas luzes de led’s, com isto, o local economizará mais energia e ganhará mais luminosidade. Em busca de utilizar a modernidade da tecnologia à seu favor, o setor de saneamento modernizou todo o seu sistema de recadastramento dos túmulos do cemitério.

Durante todo o ano é realizado manutenções em diversos pontos do município, tais como das redes de esgoto e água, e, Manutenção corretiva e preventiva do “Check List” de 7 poços, 2 elevatórias de esgoto e lagoa de tratamento.

Em 2018 a Secretaria de Saneamento realizou a recuperação ambiental de duas nascentes d’água e o aumento da rede de esgoto municipal. No último ano foi construído cerca de 200 metros da rede, beneficiando 30 residências das ruas Dr. Jonas Nunes Brigagão e Antônio Toschi.

A Secretaria de Saneamento Ambiental demonstrou sua eficácia em solucionar os defeitos em encanamentos e bombas de água em curto período de tempo. O maior desafio no ano da secretaria foi detectar e agilizar o processo da troca de bomba, pois no último ano a mesma estourou, foi onde o setor de saneamento trabalhou com agilidade para solucionar o defeito. De acordo com a secretaria só foi possível trocar a bomba rapidamente graças ao investimento feito pela Prefeitura Municipal nos equipamentos corretos.

Iacanga recebeu em 2019 o selo “Município Verde Azul”, a conquista do principal prêmio de setor ambiental do estado deve-se à parceria entre as secretarias de Agricultura e Meio Ambiente (AMA) e Saneamento Ambiental, pois ambas se ajudaram a melhorar a qualidade ambiental do município, seja na recuperação de nascentes, arborização ou com a gestão da rede de esgoto e água.

O Secretário de Saneamento Ambiental, Celso Alves falou sobre a importância em ter parcerias pró-município: Realizando este elo com as demais secretarias beneficia à todos nós, pois trabalhamos e estamos trabalhando para o bem de todos os munícipes.