15/04 – IACANGA VAI COMEMORAR 93 ANOS DE FUNDAÇÃO

“Município classificado como de Interesse Turístico programou duas semanas de eventos, incluindo a 44ª Festa do Peão”.

Os primeiros registros dos “colonizadores” no município de Iacanga remontam ao ano de 1.840 com a posse das terras às margens do Ribeirão Claro, afluente do Rio Tietê, pelos irmãos Antonio, José e Francisco Rodrigues de Campos, originários de Botucatu.

O Rio Tietê e o Ribeirão Claro foram determinantes para escolha do local da primeira povoação, pois era  única rota para locomoção devido a mata fechada e dominada pelos índios que travaram várias batalhas com os novos conquistadores até expulsão dando início à primeira colonização denominada “Fazenda Areão”.

Posteriormente as terras foram fracionadas – vendidas ou doadas – para outras figuras importantes que impulsionaram a criação da primeira povoação. Em 30 de dezembro de 1.909, Lei Estadual nº 1.200, transformou o povoado de Ribeirão Claro, no “Distrito de Paz de Iacanga”, pertencente ao município de Pederneiras.

O progresso trouxe à localidade em 1.909 a primeira farmácia. Em 1.910, a instalação do Cartório de Paz e da linha telefônica ligando à Ibitinga. Depois vieram em 1.912, à iluminação pública (lampião), água encanada, escola e a Banda Musical. No ano seguinte entrou em funcionamento o primeiro cinema.

O progresso do distrito de Iacanga levou os moradores a sonharem com a “Independência” administrativa em relação à sede do município (Pederneiras). Sonho também compartilhado pelos moradores de outros dois distritos que estavam em pleno desenvolvimento: Soturna (Arealva) e Batalha (Reginópolis). Uma intensa disputa política foi trava pelas três povoações com os iacanguenses vencedores e elevados à condição de município em 15 de abril de 1.925, anexando Soturna e Batalha. Historiadores apontam que uns dos fatores decisivos para Emancipação foram às argumentações de que o então distrito de Iacanga estava localizado entre os outros dois pretendentes centralizando territorialmente a sede municipal.

Com a posse dos primeiros vereadores, Elias Garcia dos Santos, foi eleito como primeiro prefeito. Entre as metas da nova administração estava a instalação da iluminação pública com energia elétrica ocorrida no ano de 1.926. Naturalmente o desenvolvimento veio como em todas as cidades: lento em determinados momentos e em ritmo mais acelerado em outros.

A construção da hidrelétrica na divisa com Ibitinga nos anos 60 e a consequente construção da prainha municipal e criação da Festa do Peão na década de 70 mostrou que a cidade também possuía vocação turística, sacramentada com a aprovação de Iacanga no primeiro grupo de MIT (Município de Interesse Turístico do Estado de São Paulo), em junho de 2017.

A Construção do Hospital na década de 60. Implantação do distrito Industrial no início da década de 90.  A obra da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) em 2008, Lago Municipal e Aquário Escola, em 2012, e a instalação da Comarca, em 2016, foram conquistas importantes para o desenvolvimento do município, somando-se a outras conquistas ao longo da história iacanguense.

Hoje, perto de 14 mil pessoas residem no município. O setor do agronegócio ganhou peso importante na economia local com o cultivo da cana-de-açúcar e laranja. Em 2007, o município foi contemplado com a instalação de uma Usina de Açúcar e Álcool. O empreendimento somou-se as indústrias instaladas no Distrito Industrial I. Empresas especializadas no empacotamento e beneficiamento de alho, produção de máquinas automatizadas, esquadrias e tratamento do alumínio reforçam a economia local. O atual prefeito, Ismael Edson Boiani, agora trabalha na busca de recursos para instalação do Distrito Industrial II.  Em outros dois mandatos (2005/2012), Boiani foi o responsável pela criação do Distrito Industrial I (quando vice-prefeito e presidente da COPLINIA – Comissão de Planejamento Industrial de Iacanga – entre 1992/1995).

Com orçamento anual perto dos 50 milhões de reais, Iacanga vem se colocando sempre com os melhores índices de desenvolvimento Humano na região de Bauru. Institutos privados e dos governos estadual e federal colocam o município entre os melhores no estado em educação, saúde, longevidade, arborização, preservação do Meio Ambiente (Selo Município Verde/Azul), lazer renda per capita. “Ano passado reconquistamos o Selo Município Verde/Azul e já estamos trabalhando para manutenção em 2018, tamanha importância que damos a essa certificação ambiental”, diz Boiani.

A construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), em 2008, contribuiu para melhorias nos índices de Saúde e Meio Ambiente, bem como foi primordial para o início de uma “nova era” para o turismo local, consolidado através da classificação como MIT (Município de Interesse Turístico). Em maio, a prefeitura iniciará a construção de sanitários na Praia das Palmeiras e Lago Municipal. “São os primeiros recursos repassados pelo Governo Estadual dentro do Programa do MIT. Porém, para este ano já temos sinalizados recursos para construção da Praça das Rosa, em frente à Ebel e sinalização turística da cidade”, diz o prefeito Ismael Boiani, autor da obra da ETE.

O prefeito iacanguense confirmou ainda que a prefeitura chegou a acordo para aquisição de uma área com mais de três mil e quinhentos metros quadrados onde será construído novo Aquário Escola. “Será um marco determinante para formação de uma identidade turística da cidade. Neste local vamos ter salas de aula com uma estrutura didática sobre as espécies do Rio Tietê, bem com uma maior variedade e tamanhos de peixes. O terreno que fechamos aquisição fica ao lado do Lago Municipal e será uma extensão daquela área turística. O atual aquário servirá de berçário para quarentena quando o novo entrar em funcionamento”, Afirmou Boiani.

Com os demais serviços públicos funcionando de maneira satisfatória, segundo o prefeito, Iacanga preparou um extenso calendário festivo para os dois próximos finais de semana.

FESTIVAL DE AVENTURAS:

Neste sábado (14) e domingo (15) – Aniversario da cidade – a prefeitura amparada no sucesso do ano passado promoverá novamente o Festival de Aventuras. O Festival de Aventuras tem programado para dia 14 (sábado) o 1º Campeonato de Skate, na pista Lekão Rocha, na Avenida das Primaveras, com início às 9 horas. Inscrições no local e ainda show ao vivo com a Banda “Garage”.

No Domingo (15) aniversário do município, às 7h30, acontece desfile cívico com a

participação dos alunos da Rede Municipal de Ensino, saída da EMEF José Ferraz de Souza, acompanhados pela Banda Marcial Liceu Noroeste, de Bauru, com chegada à quadra externa do ginásio de Esportes Beira Rio, onde acontece o Cerimonial com autoridades da cidade e região. Após, início da programação esportiva e recreativa com a realização da 3ª Etapa de Corrida e Caminhada do Centro Oeste Paulista (atletismo), Freestyle Motocross, futebol de espuma, brinquedos infláveis, tobogã, balonismo e a esperada Tirolesa dupla.

Às 10 horas, será servido o café da manhã com lanches, refrigerantes e bolo de aniversário da cidade. Para acesso à tirolesa, serão distribuídas senhas e haverá um placar eletrônico informando o momento de utilizar o aparelho evitando longas filas. Estão programadas ainda participações do Ballet Eiko Miazaki, do Grupo de Dança da Igreja Batista, e Jest Dance. Na parte infantil, presença dos personagens – Mulher Maravilha, Homem Aranha, Elsa (Frozen), Batmam e Palhaços – para interação com as crianças. Na animação musical, a partir das 14 horas, Banda “Tamojunto”.

No encerramento das festividades, às 16 horas, a atração será o “FMX FREESTYLE MOTOCROSS” com os pilotos: Jeff Campacci, Rick e Raphael Arnellas e as manobras com motos. Cada apresentação tem duração de 30 minutos, segundo Sueli Camargo Amorim , coordenadora de Cultura do Município.

44º FESTA DO PEÃO:

A Festa do Peão Boiadeiro em sua 44ª edição será o apogeu dos eventos programados pela Prefeitura Municipal. “Tenho certeza que será uma grande festa. Estamos recuperando a credibilidade que o evento perdeu nos últimos anos. Ano passado já foi boa. Este ano será melhor. A equipe organizadora é composta por pessoas que tem grande experiência e profissionalismo em rodeios”, afirmou Ismael Boiani.

A Festa do Peão terá início na noite de quinta-feira (19) com apresentação da dupla sertaneja Thaeme & Thiago, e entrada franca. Na sexta-feira (20) abertura da festa e show com George Henrique & Rodrigo. No sábado (21) show com Fiduma & Jeca. No domingo, final do rodeio profissional e encerramento da festa acontece show com Conrado & Aleksandro.

Os convites antecipados custam 50 reais e estão à venda no Posto Bela Vista (Macuco e Rogério), Multidrogas (Lúcio) e Mercearia Nicoly (Galego). A festa será realizada no Recinto Municipal de Eventos Leonel Pultrini, na Avenida Chiquito Lopes, acesso ao Residencial Vale das Águas.

Reconstruindo uma nova Iacanga

Adm: 2017/2020

você pode gostar também Mais do autor