CIDADE LIMPA: PREFEITURA PEDE COLABORAÇÃO À POPULAÇÃO

"Cidade está preparada para festividades dos 93 anos"

São duas semanas de festas pelos 93 anos de Emancipação Político-Administrativa do Município. As Secretarias Municipais de Esportes, Educação e as Coordenadorias Municipais de Cultura e Turismo são órgãos da Prefeitura encarregados de organizarem os eventos como o 1º Campeonato de Skate (14) na pista Lekão Rocha, Festival de Aventuras (15) e apoio à 44ª Festa do Peão Boiadeiro (19/22).

Esses eventos reforçam cada vez mais o perfil da cidade como MIT (Município de Interesse Turístico), importante classificação que garantiu o repasse anual de verbas para investir nesta vocação que o prefeito Ismael Boiani pretende consolidar de vez no município.

A construção dos sanitários da Praia das Palmeiras e Lago Municipal que, iniciarão nos próximos dias, reforçam e demonstram a importância da conquista.

Porém, paralelamente ao calendário festivo, existe com antecedência um intenso trabalho da prefeitura para preparar a cidade visando às festividades. Essa incumbência cabe às Secretarias Municipais de Obras e      Serviços e de Agricultura e Meio Ambiente.

Caminhões, máquinas, servidores braçais municipais e da Frente de Trabalho selecionados pela Secretaria Municipal de Assistência Social, estão se dedicado há mais de trinta dias atendendo demandas na limpeza da cidade. “Existe um cuidado anual com a limpeza pública, reforçado neste período festivo quando a cidade receberá milhares de visitantes. Iacanga sempre foi reconhecida como uma cidade que possui um dos melhores visuais quanto à limpeza na região, isso dito pelos próprios visitantes”, afirma o Secretário Municipal de Obras e Serviços Gustavo Luiz Cestari.

A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços ainda executa serviços de manutenção no Aquário Escola Tietê. Pintura interna e externa, manutenção no telhado e pintura da estrutura de ferro, manutenção nas divisórias (aquários) e jardinagem recebem cuidados especiais.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente é o setor responsável pelas equipes de podas, capinagem e roçagem. Manutenção nos canteiros centrais das Avenidas das Acácias, Primaveras e Rui Barbosa, no gramado e jardinagem do Lago Municipal, Praças da Matriz, dos Ipês e dos conjuntos habitacionais, limpeza na Praia das Palmeiras e na Avenida Chiquito Lopes, acesso ao Recinto Municipal de Eventos “Leonel Pultrini” são exemplos dos bons serviços prestados pelos funcionários do setor. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ainda vem desenvolvendo campanhas como: “Iacanga, Cidade Sustentável”; “Qual rua você quer morar, caminhar? A escolha é sua!”; e “Iacanga, reconstrua essa ideia”, que orienta a população quanto ao descarte em caçambas seletivas de podas, móveis usados, madeira e resíduos de construção civil.

No entanto, todo esse esforço laboral e custo financeiro para prefeitura podem ser jogados fora se não houver colaboração da população. Para que os resultados alcançados hoje visíveis a “olho nu” possam perdurar por um tempo maior será necessário à compreensão da comunidade. Neste sentido, a administração solicita a colaboração para que evitem colocar nas calçadas entulhos de todas as espécies sempre e principalmente neste período que se estenderá até o final da festa do Peão. Se necessário que façam da forma correta utilizando se das caçambas comunitárias seletivas identificadas e distribuídas pela cidade. “A limpeza depende do comportamento de cada cidadão. O descarte de um simples papel de bala, uma garrafa pet, móvel velho, podas e entulhos de forma irregular deixa a cidade com aspecto feio. Todos precisam se policiar com relação ao tema. A cidade merece os mesmos cuidados que dispensamos à nossa casa”, afirmou o prefeito.

O prefeito de Iacanga ainda reforça o tema dizendo que possuímos o Selo Município Verde/Azul, ainda somos classificados como MIT (Município de Interesse Turístico), tudo conquistado ou reconquistado com muito trabalho e investimento da prefeitura. “Perder ou permanecer com essas honrarias que rendem verbas para cidade depende do esforço da administração e do bom comportamento social de todos”, falou Boiani.

Com relação à limpeza pública, a prefeitura ainda disponibiliza a coleta do lixo domiciliar diário, reciclável, recolha de entulhos, varrição de ruas e limpeza das praças e área de lazer.

O aterro sanitário da prefeitura possui todas as certificações exigidas pela CETESB. As secretarias de Educação, Saneamento e Meio Ambiente ainda desenvolvem campanhas direcionadas aos alunos da Rede Municipal de particular de Ensino.Orientação não falta. Agora cabe a comunidade contribuir para o bem estar de todos.

Reconstruindo  uma nova Iacanga

Adm: 2017/2020