ATLETA MARIA CLARA PEREIRA LEVA O NOME DE IACANGA PARA A REGIÃO

Maria Clara Pereira é recordista dos 800 metros do Pró Atletismo

Maria Clara foi segundo lugar geral na 3ª Corrida Fest Run – Ourinhos

Diante de toda dificuldade no dia a dia dos treinamentos, Maria Clara Pereira dos Santos mostrou uma evolução gigantesca em menos de 365 dias. No inicio da preparação em 2017, os atletas classificados para o Pró Atletismo, competição da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ) realizavam seus treinamentos no CT da ABDA, em Bauru. Logo que iniciou a preparação, Maria Clara sofreu com o desgaste físico, entre cansaço à luta diária contra o tempo, a iacanguense venceu seu principal inimigo, o tempo e bateu o recorde de 20 anos do Pró Atletismo, após bater a marca de 2 minutos e 38 segundos nos 800 metros rasos da categoria.

Foram menos de 365 dias para a iacanguense se tornar uma referência. A modalidade foi implantada no dia 26 de abril de 2017, data em que revolucionou o esporte do município. O técnico de atletismo é João Gonçalves, filho da maior referência da modalidade em Bauru, Alcides dos Santos Gonçalves, mais conhecido como “Cabo Alcides”.

Atualmente, Maria Clara é uma referência não apenas para seus amigos ou jovens, mas também para pessoas importantes no município, exemplos da Secretária da Educação, Gilda Santos. Neto, diretor da escola em que a atleta estuda, além do Prefeito municipal, Ismael Edson Boiani que reconhece as conquistas da jovem e já deixou claro a importância de suas conquistas para o município.

O QUE MUDOU?

Maria Clara Pereira é estudante do nono ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Joaquim Caldas de Souza. Aos 14 anos já adotou uma postura responsável, sabendo da sua relevância para os novos atletas da equipe de atletismo de Iacanga. São aproximadamente 100 atletas com faixa etária entre 6 anos a adultos que representam o município em toda a região.

Maria Clara mudou na escola?

Neto Quequim – Diretor da Escola Joaquim Caldas de Souza: Ela teve uma melhora no desempenho escolar e disciplinar, hoje percebemos que ela é referência para os alunos da escola.

Qual a importância que o esporte representou na vida escolar de Maria?

Gilda Santos – Secretária da Educação: Vejo que a Maria teve uma grande evolução e hoje representa uma referência positiva para os alunos da rede municipal. No inicio do ano de 2017, as secretarias de educação e esporte realizaram uma parceria e isso fez com que o desempenho dos alunos envolvidos crescessem gradativamente.

O que o atletismo pode mudar na vida de um atleta?

João Gonçalves – Técnico da equipe de Atletismo: O atletismo é um esporte social, cultural e esportivo. Essa modalidade ajuda a gostar do esporte, melhorar a saúde dela, além de conhecer novos horizontes. Através disso pode se firmar em uma profissão dentro do esporte, então ele abrange várias áreas, até a cultural. Na minha opinião, a Maria está conseguindo ter uma grande evolução e demonstra que pode sim ser uma atleta a nível nacional, podendo até conhecer novos países e lugares. Eu sempre digo aos atletas, o atletismo pode mudar sua vida para melhor e ela entendeu o recado e não é atoa que sempre está conquistando prêmios.

Para você o que o atletismo representa em sua vida?

Maria Clara Pereira: O atletismo significa muito em minha vida, desde o primeiro dia fui pegando gosto pela modalidade e ele (atletismo) modificou totalmente minha forma de viver. Desde em minha escola até minha vida pessoal. Quando eu começo a observar a mudança que o atletismo fez em minha vida é gratificante, porque em menos de um ano eu já consigo ajudar minha família e sei que seguindo neste caminho vou conseguir modificar o nosso modo de viver.

Sobre a escola – Você consegue ter uma visão de alguma mudança em seu dia a dia escolar?

Maria Clara PereiraUm dos grandes motivos de eu ser grata por esta modalidade é a grande mudança que ela me “obrigou” a mudar como pessoa. O atletismo é um esporte que você tem que ter responsabilidade e isso fez com que eu mudasse minha postura no dia a dia. Respeito mais meus professores, consigo focar mais nas aulas para tirar uma boa nota.

Eu realmente sou grata em estar integrada no projeto da Prefeitura. Através do esporte, consegui conhecer novos lugares e novas pessoas. Sou grata por tudo que o professor João fez e está fazendo em minha vida.

Você conseguiu perceber alguma mudança na forma das pessoas se comunicarem com você?

Maria Clara PereiraSim, hoje eu tenho a noção da referência. Os meus amigos e outras pessoas me tratam com respeito, isso é bom porque sei que tenho uma responsabilidade no meu dia a dia. Sempre busco melhorar diariamente, não somente como atleta, mas também como pessoa.

Diretor da Escola Joaquim Caldas de Souza (à esquerda), Maria Clara, Prefeito Ismael Boiani e Presidente da Câmara, Drª. Mariene Boiani

O Prefeito de Iacanga, Ismael Edson Boiani conversou com Maria Clara nesta segunda-feira (9) na Escola Joaquim Caldas de Souza e prosseguiu as seguintes palavras de incentivo: Maria, você está demonstrando ser uma atleta diferente, campeã. Tem todo o potencial de ser campeã mundial, e você será, pode ter certeza disso. É uma honra para nós (iacanguenses) em ver um jovem levar o nome do município para toda a região, você merece todo esse sucesso.