Município investe na capacitação dos gestores da frota

A prefeitura do município de Iacanga possui uma frota diversificada: são carros, Volkswagen/Kombi, Vans, micro-ônibus, ambulâncias, ônibus, tratores, caminhões e máquinas pesadas.

Diariamente um grande número de pacientes e estudantes são transportados aos hospitais e faculdades da região. A outra parte da frota é utilizada na manutenção e limpeza da cidade e área rural. Ainda existe a demanda pela locomoção urbana dos funcionários das secretarias municipais.

A prefeitura possui um coordenador da frota e seis funcionários responsáveis pela logística diária. Com o objetivo de melhorar ainda mais o funcionamento deste setor com relação à econômica de combustíveis, manutenção (conservação dos veículos) e segurança, o prefeito Ismael Boiani autorizou a participação desses funcionários em um curso de capacitação ministrado recentemente na cidade de Marília, pelo engenheiro mecânico automobilístico Armando Bulgari Filho, formado pela FEI (Faculdade de Engenharia Industrial). O referido profissional presta consultoria para grandes empresas no Brasil e Canadá.

Entre os pontos abordados estão o valor real da frota, pessoal treinado e qualificado, logística, gestão de combustíveis, pneus – uso e descarte adequado -. O Dr. Armando Bulgari Filho ainda destacou a importância da manutenção preventiva e a constante renovação da frota, tanto em relação aos custos e principalmente a preocupação com a qualidade do ar e seu impacto ao meio ambiente.

Hoje existe uma tendência muito grande na utilização de veículos movidos pelas fontes de combustíveis renováveis como o etanol, que além de ser mais barato ainda proporciona ao motor maior potência, durabilidade, limpeza e polui menos. Os gestores ainda tomaram conhecimento que a frota diesel, na medida do possível, deve ser substituída pelos veículos que utilizam diesel-10 e ARLA. Enquanto não existir essa possibilidade deve se manter em dia a manutenção e as revisões preventivas.

A prefeitura de Iacanga está empenhada na conservação da frota e consequentemente na segurança dos motoristas e utilizadores e ao mesmo tempo comprometida com a preservação do meio ambiente utilizando-se de veículos que emitem valores menores de poluentes.

Reconstruindo uma nova Iacanga

Administração:2017/2020