Outubro Rosa

Neste mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde realiza programação especial com esclarecimentos e atendimentos dentro da Campanha Outubro Rosa.

– Todas as terças-feira, tem coleta de material para exames de Papanicolau, das 17 às 20 horas e aos sábados das 8 às 12 horas.

– No último domingo do mês ( 29/10) será realizada a Caminhada “Outubro Rosa” com saída às 8 hora do Centro de Saúde. Serão distribuídas camisetas comemorativas.

A Assessoria de Imprensa da prefeitura ouviu a médica do PSF-1, Dra. Mariene Boiani que abordou o tema de grande importância às mulheres.

Assessoria de Imprensa: – Dra. qual o melhor exame para o diagnóstico do câncer de mama?

Dra. Mariene: – A mamografia é o exame de melhor especificidade para diagnóstico do câncer de mama. O exame preventivo que não é invasivo tem a intenção de verificar as lesões precursoras da doença (microcalcificações agrupadas), para que desta forma o diagnóstico seja precoce e tratamento iniciado com agilidade, assim como preveem as ações da campanha Outubro Rosa.

Assessoria de Imprensa: – A partir de qual idade a mulher deve realizar o exame preventivo?

Dra. Mariene: – As mulheres devem começar a realizar o exame aos 40 anos, uma vez ao ano, mas em casos de câncer de mama na família, mamografia é indicada, a partir dos 25 anos.

Assessoria de Imprensa: – Com relação ao autoexame das mamas qualnbsp; a sua orientação?

Dra. Mariene: – O auto exame da mama também é de extrema importância, pois caso a paciente diagnostique algo diferente nas mamas, deve procurar o médico urgente para os exames clínicos necessários para um diagnostico definitivo.

A médica do PSF-1 ainda fala de outras ações de prevenção que também ganham destaque neste mês que são para o câncer de colo de útero. Se diagnosticada precocemente a doença tem 100% de cura.

A prevenção através do exame Papanicolau deve ser feita anualmente, a partir do início da vida sexual da mulher. O exame tem alta especificidade de diagnóstico.O HPV (Papiloma Vírus Humano) é responsável por 90% dos casos da doença. Além do Papanicolau, hoje uma profilaxia importante para o câncer de colo de útero é a vacinação disponível na rede pública de saúde para faixa etária dos 9 aos 11 anos.

Reconstruindo uma nova Iacanga

Administração: 2017/2020