PREFEITURA DE IACANGA LANÇA CADASTRO ONLINE PARA ARTISTAS DA CIDADE

A Prefeitura do Município de Interesse Turístico de Iacanga, através da Coordenadoria de Cultura, lançou um banco de dados digital que visa aproximar, de forma democrática, artistas e profissionais de arte e cultura.

O cadastro atende aos princípios de oportunidade, legalidade, defesa do interesse público, impessoalidade e economicidade, valorizando acima de tudo, a formatação de cultura local.

Perguntas frequentes – Cadastro Municipal de Cultura

O que é o Cadastro Municipal de Cultura de Iacanga?

É um cadastro desenvolvido para inventariar e mapear os (as) articuladores (as) e fazedores (as) de cultura do município, para melhor implementação de políticas públicas, bem como para contribuir com possíveis solicitações de editais e auxílios externos que venham a exigir a inscrição do artista/grupo/entidade na Coordenadoria Municipal de Políticas Culturais (CMPC).

Quem pode se cadastrar?

Artistas, técnicos(as), agentes culturais, fazedores(as) de cultura e demais profissionais da cadeia produtiva cultural, espaços, movimentos, grupos de arte e cultura, pontos culturais, coletivos, entre outros.

Cada cadastro representa um agente cultural. Ele pode ser individual ou coletivo. O agente individual é o artista, produtor e todos atores culturais autônomos (pessoas físicas) que se relacionam com as práticas culturais.

Os agentes coletivos são grupos, trupes, companhias, instituições, empresas (pessoas jurídicas) e coletivos artísticos das mais diversas linguagens.

Os espaços culturais consistem tanto em instituições formais como espaços alternativos.

Como se cadastrar?

O preenchimento do cadastro deverá ser feito online no tópico específico e destacado no site da Prefeitura de Iacanga.

Para iniciar a inscrição basta acessar o link: http://www.iacanga.sp.gov.br/?p=10111

Quais áreas de atuação o cadastro abrange?

O Cadastro abrange todas as áreas da cultura, tais como culturas populares nos segmentos de danças, músicas, festas, literatura, folclore, artesanato, arte popular, tradições e costumes, samba, carnaval, capoeira, danças populares, cantigas de roda e outras manifestações;

Grupos Étnico Culturais que estão envolvidos nos segmentos indígenas, afrodescendentes, ciganos, rurais, imigrantes e outras manifestações;

Patrimônio Material nos segmentos arquitetônico, acervo museológico e/ou documental e/ou bibliográfico e/ou arquivístico e/ou videográfico e/ou fotográfico e/ou artístico e/ou arqueológico;

Patrimônio Imaterial nos segmentos de saberes, fazeres, ofícios celebrações, formas de expressões cênicas, plásticas musicais, seja de indivíduos ou coletivos culturais;

Audiovisual nos segmentos de filme, fotografia, vídeo, rádio e tv;

Culturas Digitais nos segmentos de sites, mídias digitais (CDs, CD-ROM, DVDs), mídias culturais criativas e/ou interativas e mídias móveis para aplicativos de smartphones e tablets;

Gestão Cultural nas categorias de gestor, produtor, curador e difusão cultural;

Formação Cultural nos segmentos de mestre de saberes e ofícios, oficineiro, técnico de som, técnico de iluminação, cenógrafo, assistente de palco, luthier e figurinista;

Pensamento e Memória Cultural nos segmentos de literatura, colecionismo e artigos culturais;

Artes Cênicas: teatro, dança, performance, circo e mímica;

Música: erudita, instrumental, popular e canto;

Artes Visuais: plásticas, gráficas, design artístico e cultura digital;

Literatura;

Arte Urbana nos segmentos de escultura urbana, pintura mural e intervenções visuais;

Ações Transversais de Cultura nos segmentos de hip-hop, DJ, dança, música, MC, Grafite e outras manifestações;

Assistentes Culturais: Técnico de som, técnico de iluminação, cenógrafo, assistente de palco, luthier e figurinista;

Economia Criativa na linguagem sócio-histórico-cultural, artesanato, moda, gastronomia e novas mídias;

Referenciação de Direitos: Manifestações Culturais com temática LGBT e manifestações culturais com temática da Cultura Negra;

Turismo Cultural.

Até quando é possível se cadastrar?

O cadastro estará aberto no decorrer do ano de 2020, sendo válido até dezembro de 2020 e renovado anualmente. É Importante realizar o cadastro nos próximos 60 dias, visando o possível auxílio emergencial que será destinado ao setor cultural por meio da Lei nº 1.075/2020.

O cadastro é gratuito?

Sim, totalmente gratuito.

Caso eu não consiga me cadastrar, o que devo fazer?

Caso o (a) interessado (a) tenha dificuldades de realizar a inscrição de modo online, poderá tirar dúvidas pelos telefones (14)3494-1142 – Centro Cultural Santa Cecília, Av. Joaquim Pedro de Oliveira, 365.